quarta-feira, 27 de maio de 2009

110 - " OS ETERNOS MOMENTOS DE POETAS E PENSADORES DA LINGUA PORTUGUESA '

FERNANDO PAIXÃO
Nasceu a 07 de dezembro de 1955, signo de sagitário,
Beselga (aldeia portuguesa), Portugal. . .
*
CANTOePALAVRAS
O que é Poesia, 1982;
Fogo dos Rios, 1989; Azulejos, 1994; Poeira, 2001;
A Parte da Tarde, 2005. . .
*
I
Atado ao crepúsculo deste vagamundo
vejo mãos líquidas bater na praia inteira.
-
Escrevem brancas palavras de um sal agudo
e triste. Dói olhar o mar de uma cadeira.
-
Os lábios das canoas tremulam heurísticos
em contraste a navios castos sonolentos.
-
Só mesmo a corcunda de Adamastor persiste
caída ao longe: sem esqueleto por dentro
nem a mover-lhe Deus - que acaso não existe
mas aparece posto neste rosto imenso.
*
FERNANDO PAIXÃO
"Sentimento Português"
Poeira
*
II
Sem tua letra sobre o corpo
olhares se inclinam em sombras
ocas contra a madrugada
crescem os animais da vontade.
-
Nomeio lobos dopados em tua procura
mas logo voltam com sede
e se se acobertam na carne.
-
Várias noites perfurei
com lanças do lirismo conflagrado
nas esquinas.
tua presença chegava
pelos rumores da cidade.
-
Sofri. Calei.
Vesti o manto para sair ao dia.
-
Memória adormecida sob a cal dos tetos
construo horas oblíquas
brinquedos sem utilidade.
Digo teu nome
em ondas na saliva.
-
Sem a letra sobre o corpo
sem o corpo ao alcance da letra
giramos satélites
recíprocos
feridos de ausência.
*
FERNANDO PAIXÃO
" Elipse"
JÚLIO SOUSA
Nasceu em 1906, Portugal
Poeta, caricaturista, escultor, pintor,
trabalhou no cinema, artesão, comôs várias
Letras para fados"É Loucura" e "Saudade vai-te
embora". . .
Morreu em 1966.
*
CANTOePALAVRAS
Jogo Perdido, 1956; Beija a Lua, 1965;
História da Menina Triste, 1962;
Saudade, vai-te embora(fado), 1963 . . .
*
I
A Menina
Gostava sempre de ter flores,
Porque as flores lhe lembravam
Que a vida tinha outras cores
Diferentes da que lhe davam . . .
-
Malvadas! . . .
Malvadas flores! . . .
todos os dias ouvia
Numa cadência de Sina . . .
-
Mas não tinha outros Amores . . .
As flores não eram malvadas
Era Malvada a Menina
Porque adorava ter flores . . .
*
JÚLIO DE SOUSA
" . . . . ."
História da Menina Triste
*
II
A Menina
Já morreu.
A Menina não podia
Viver mais.
A Menina já esqueceu
Todas as mágoas que havia.
Era uma flor, não cresceu
Igualzinha às outras flores.
A Menina teve amores
Mas nenhum lhe pertenceu.
" Tem os olhinhos fechados
Tem a face tão serena.
Quem disse que tu és feia
Menina dos meus pecados?
Minha Senhora pequena
Rainha da tua Aldeia" . . .
A Menina já morreu.
*
JÚLIO DE SOUSA
" . . . . . ."
História da Menina Triste
*
III
Olho da Terra, e olho o céu.
E tudo me fala de ti.
Do teu amor que perdi.
Quando a minha alma se perdeu.
-
Sim, a única verdade.
Presente do nosso amor.
Tem como a imagem a cor.
Tão bela e triste da saudade.
-
Saúde, vai-te embora
Ai de mim, estou tão cansado.
Leva para bem longe.
Este meu fado.
-
Ficou, escrita no vento esta paixão.
E à noite o vento é meu irmão.
Anda, a esquecer a tempestade
Também, quero olvidar esta saudade
Ai de mim! Que não consigo
Volta amor, porque é verdade.
-
Vai-se a dor fica a amizade
Só não parte do meu peito
esta profunda saudade.
-
Porque será que não vens
Espreguiçar-te nos meus braços?
Porque será que me tens
Na poeira dos teus passos?
*
JÚLIO DE SOUSA
"Saudade vai-te Embora"
Fado

Nenhum comentário: