domingo, 10 de maio de 2009

140 - " OS ETERNOS MOMENTOS DE POETAS E PENSADORES DA LINGUA PORTUGUESA "

 "Meu Jardim" Fotos LuisD



SALETTE TAVARES
Maria de La Salette Arraiano Tavares Aranda
Nasceu em 31 de março de 1922, signo de áries,
Maputo(Lourenço Marques), Moçambique, África.
Doutourou-se na Universidade de Lisboa, em Letras. . .
*
CANTOePALAVRAS
Espelho Cego, 1958;
Concêrto em mi maior para clarinete e bateria, 1961;
1;4;5;6;3, letras de Pedro Sete, 1965. . .










Esquecesteo touro............................. e o grito
a parede........................... branca e fria
a cabeça decepada.............enfunada
vento sangue.....................ferido.

Esqueceste
a lampada no teto.............amarelo
rio de sombra...................corrido
cavalo eriçado..................na tábua

no quarto.Esqueceste
a cova onde......................Sangue e olhos
enterrasteEsqueceste e alienado nos salões
ficaste......cheirando orquídeas........inodoras
sapatinhos de papa..........................ocos
réplicas estéticas..............................à metralha
dos aviões.
Cansado? Inútil? Delinquente? Vazio?
Quem te poderá julgar?
Eu só sei rasgar enigma
contra razões da terra
olhos que espanto me crava
na lua da tarde que erra.
Presença de transparência
na força que assim me arde
na lua de noite branca
me banho fantasma árvore.
Sombra na sombra lua
enígma junto à janela.
Esqueceste
mas não comigo
esqueceste a lampada amarela......................do abrigo
e as quatro paredes.......................................frias
Esqueceste
mas não comigo.

SALETTE TAVARES
"Enigma Lua"
Espelho Cego
.
















"Zebra", 
Fundação Zoológico de São Paulo, Brasil. Foto LuisD.


Nenhum comentário: